Tem alguém querendo comprar a sua empresa.⠀
“É melhor estar preparado para uma oportunidade que demore para aparecer, do que a oportunidade aparecer e a sua empresa não estar preparada. ”⠀
Toda empresa de sucesso será vendida. É questão de tempo.⠀
Geralmente os empresários pensam que seus negócios são eternos e passarão de geração para geração. Mas quantos negócios se perpetuam?⠀
Começamos trazendo uma informação relevante. Conforme o IBGE, somente 25,3% das empresas sobrevivem aos 10 primeiros anos.⠀
E quantas empresas temos no Brasil que sobrevivem a duas ou mais gerações na mesma família? Muito poucas.
⠀
Muitas vezes atribuímos o insucesso a falta da “barriga no balcão” dos sucessores, mas não é somente isto. O mercado está em constante mutação.
Acontecem mudanças econômicas, tecnológicas ou regulatórias o tempo todo.⠀
Mudanças e evoluções tecnológicas permitem que sejam necessárias grandes alterações em segmentos da economia ou até mesmo o surgimento de novos nichos – e mudanças regulatórias ocorrem quando são eliminadas barreiras legislativas, que geravam blindagens e reservas de mercados.⠀
Mas vamos definir o que é uma empresa de sucesso: – São empresas que têm interessados em investir ou comprar, não somente o produto, mas a empresa. Não adianta ter o “melhor negócio” do mundo e ninguém querer investir. E isto acontece com muita frequência.⠀
Ter investidores interessados em colocar recursos na sua empresa é o maior exemplo de empreendimento de sucesso. Parabéns! Você criou um negócio de sucesso! Essa é a forma que o mercado diz que o seu negócio é bom!⠀
E se não tiverem interessados na minha empresa significa que ela fracassou?⠀
Não necessariamente. O mercado passa por fases e ciclos. Quem imaginou que o mercado da saúde passaria por tal transformação? Durante muitos anos o segmento não tinha investimentos, era o patinho feio do mercado e em 2021, uma empresa foi comprada a cada dois dias.
Segue Link da matéria toda
https://www.linkedin.com/pulse/tem-algu%C3%A9m-querendo-comprar-sua-empresa-fabiano-barboza/